CCILC – Missão Empresarial ao Equador
September 27, 2017O Centro Faz bem! – Novo Site.
November 6, 2017IFRRU 2020 – Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas
Criado no âmbito do Portugal 2020, e prestes a ser disponibilizado, o IFRRU 2020 é um instrumento financeiro que visa apoiar investimentos em reabilitação urbana, cobrindo todo o território nacional, contribuindo para a revitalização das cidades e para o aumento da eficiência energética.
Este instrumento reúne diversas fontes de financiamento, quer fundos europeus do PORTUGAL 2020, quer fundos públicos provenientes de outras entidades como o Banco Europeu de Investimento e o Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa. Ao todo serão disponibilizados 703,2 milhões de euros de fundos públicos destinados a apoiar a regeneração e a revitalização física, económica e social em zonas urbanas.
O IFRRU 2020 irá atuar através das entidades financeiras – Santander Totta, BPI, Millenium BCP e Popular – que irão disponibilizar produtos financeiros, em regra empréstimos, em condições mais vantajosas do que as existentes no mercado, para apoio a operações de reabilitação urbana.
Os interessados, sejam eles de carácter, singular ou coletivo, público ou privado (incluindo condomínios), deverão apresentar as Candidaturas junto da rede comercial dos bancos suprarreferidos.
Serão alvo de apoio intervenções que visem a:
- Reabilitação integral de edifícios com idade igual ou superior a 30 anos (ou, no caso de idade inferior, que demonstrem um nível de conservação igual ou inferior a 2, nos termos do Decreto-Lei n.º 266-B/2012, de 31 de dezembro);
- Reabilitação de espaços e unidades industriais abandonadas;
- Reabilitação de frações privadas inseridas em edifícios de habitação social que sejam alvo de reabilitação integral
O IFRRU 2020 apoia também a implementação de medidas de eficiência energética complementares às intervenções de reabilitação urbana, sendo considerado como fator diferenciador na apreciação das candidaturas.
Os edifícios reabilitados podem destinar-se a qualquer uso, nomeadamente habitação, atividades económicas e equipamentos de utilização coletiva.
Os interessados neste instrumento deverão previamente obter o parecer de enquadramento da operação pela respetiva Câmara Municipal e obter o certificado energético e só depois deverão apresentar os pedidos de financiamento a junto das entidades financeiras.
Para mais informações poderá entrar em contacto connosco ou consultar o site https://www.portaldahabitacao.pt/pt/portal/reabilitacao/ifrru/.