O “Leroy Merlin Multiformatos – Uma Empresa Plataforma” é um projeto cofinanciado pelo Compete 2020 no âmbito dos Projetos Autónomos de Formação, promovido pela BCM Bricolage S.A.
Este projeto está associado à transformação da LEROY MERLIN e AKI numa Empresa Única (BCM).
A BCM faz parte do Grupo ADEO, comunidade de empresas abertas interligadas, que dependem exclusivamente da performance dos RH, constituída por 114 K trabalhadores e que em 2017, visando criar “uma plataforma da casa e do habitante” dando resposta aos desafios prioritários do mercado, inicia o processo de convergência entre as marcas AKI e LEROY, sendo que já integrava o grupo desde 2013. Em 2019, concluído o processo, dá-se a fusão total entre as marcas passando a estratégia para uma marca única, resultando na LEROY MERLIN Multiformato com um conceito de diferentes formatos de loja onde poderão variar do mais pequeno ao de maior dimensão. Este novo modelo apresenta um conceito de “Zonas de Vida” e reflete um novo conceito organizacional que visa explorar mais respostas a todas as necessidades dos clientes.
Assente numa cultura de equipa com foco no profissionalismo, na partilha de conhecimento, na valorização da entreajuda, no respeito pelas diferenças e na construção de um espírito solidário, a BCM coloca os seus RH no centro das decisões. Ciente no valor do capital humano quer por força da iniciativa, quer por força da autonomia, a empresa aposta no desenvolvimento de competências comportamentais e técnicas muito por força duma autoformação baseada na lógica de “tentativa e erro”, como se fosse parte dum aprendizado resultante da formação profissional.
Ao nível do seu posicionamento na cadeia de valor, a BCM apresenta-se a jusante, uma vez que assegura as atividades de comercialização, entre outros serviços de pós-venda para acompanhamento da sua integração com as necessidades dos seus clientes finais.
O projeto de formação incide, assim, numa mudança organizacional que fomente a capacidade de dar resposta às permanentes necessidades dos seus clientes, vinculado num novo modelo de trabalho, envolvendo 8600 formandos para um universo de 2000 trabalhadores.
O projeto visa proporcionar aos trabalhadores uma visão abrangente e prática de alguns dos desafios e questões que se colocam no ambiente da Empresa.
A MJC é uma parceira ativa no projeto, prestando serviços de formação profissional a managers e trabalhadores do promotor, planeando, organizando e avaliando o plano de formação.