Linha Capitalizar Mais – Linha de Crédito para PME, com o objetivo de reforçar a capacitação empresarial
March 16, 2018Foi prorrogado o prazo de candidaturas ao aviso SI2E dedicado aos territórios afetados pelos incêndios
April 26, 2018SPICE MOUNTAIN E AS ESPECIARIAS PORTUGUESAS
Visitámos a Spice Mountain no Borough Market (um dos mais famosos mercados de Londres) e no Westfield (um centro comercial em Stratford City). Esta é uma das mais famosas lojas de especiarias em Londres, criada por Magali Russie e Matt Norris, cuja ideia surgiu após a visita a uma plantação de especiarias em Goa.
Voltaram a Londres com as malas cheias de especiarias e, inicialmente, começaram a trabalhar neste negócio como um hobbie até avançarem efetivamente com a criação da marca, em 2010. A maior dificuldade com que se depararam foi encontrar fábricas de qualidade para torrar e transformar as especiarias.
As embalagens preenchem as paredes da loja e vão desde especiarias como as paprikas, pimentas e caril, a misturas e temperos alusivos a pratos típicos de todo o globo como o Tikka Masala, Chimichurri e Chilli com Carne. Nas embalagens é referida a respetiva mistura e descrito o tempero do respetivo prato.
Tivemos a oportunidade de conversar com os seus colaboradores sobre especiarias portuguesas e as conclusões foram francamente desanimadoras: a Spice Mountain comercializa apenas uma mistura alusiva ao nosso país, denominada Portuguese Chicken.
A desilusão aumentou quando nos apercebemos que a mistura Portuguese Chicken (também chamada de Piri Piri Chicken) é descrita pela Spice Mountain como “um dos pratos de assinatura Portugueses”. Com uma gastronomia tão rica e com vários pratos de renome, seria de esperar algo mais representativo dos nossos sabores.
Como se não bastasse, esta mistura (composta por colorau, pimenta, alho, cebola, tomilho, orégãos, sal, cominho, beterraba, pimenta e casca de limão) é feita já em Londres pela própria Spice Mountain e nenhum dos seus componentes é proveniente de Portugal.
É possível conhecer e comprar os produtos comercializados pela Spice Mountain na sua página web que também disponibiliza uma secção com mais de 100 receitas onde poderão ser aplicadas as suas especiarias, com especial destaque para a receita de Caldo Verde, que pouco tem a ver com o nosso.
Atualmente a Spice Mountain dispõe de mais de 100 ervas, especiarias e misturas provenientes de plantações em Goa e Kerala, Ilhas Maurícia e produtores em Espanha e Caxemira.
Página Web: https://spicemountain.co.uk/recipes/